sábado, 11 de setembro de 2010

Curso de Inglês na Universidade da Guiana

Biblioteca da Universidade da Guiana
O Professor Dr. Velloza respondeu meu e-mail. Ele buscou respostas para minhas perguntas com o Sr. Alim Hosein, chefe do Departament of Language and Cultural Studies da Universidade da Guiana. Eis a tradução da resposta do Sr. Hosein ao Secretário-Adjunto, Prof. Dr. Velloza:
"Secretário-Adjunto,

Obrigado por enviar a solicitação a mim. Sim, nós oferecemos um programa de Inglês como Segunda Língua/Língua Estrangeira. Classificamos os candidatos e os ligamos a nossos professores que trabalham com eles para construir e melhorar sua competência em inglês. Cobrimos todas áreas de habilidades linguísticas: leitura, fala, compreensão oral, escrita e gramática. Também proporcionamos situações reais para experiência linguística dos estudantes. Focamos as necessidades específicas dos estudantes individuais.

Não fornecemos acomodação, mas podemos identificar acomodação adequada e ajudar as pessoas a terem acesso a acomodação. Se as pessoas estiverem aqui durante o verão, podemos solicitar o uso de acomodação da UG se estiver disponível. Podemos ainda informar as pessoas sobre morar na Guiana.

O custo de nosso programa é de $GY2.000 por hora, por 60 horas (= $GY120.000 por curso). Os estudantes recebem um certificado de conclusão de cada curso.

Fique à vontade para dar meu endereço de e-mail ao Sr. Alves.

Alim Hosein"
Não sei se todos sabem quanto é $GY120.000. Gira em torno de R$1200, depende do câmbio. Da última vez que troquei dinheiro, daria menos que isso, pois estava cerca de $GY120 por R$1. Hoje, não sei como está. Em geral, $GY100 por R$1.
Aqui em Boa Vista, há gente que achou caro. Meu professor de literatura inglesa disse que pagou recentemente 900 euros por um curso de alemão de 80 horas na Alemanha, o que seria cerca de 1900 reais. Não sei em quanto ficaria um curso de inglês de 60 horas em Londres, ou no Canadá, ou nos Estados Unidos. Para quem quer apenas estudar inglês, sem interesse específico na cultura guianense, eu aconselho pesquisar preços para outros países e comparar. Quanto à distância, há também International Language Centre, que oferece curso de inglês para estrangeiros em Trinidad e Tobago.
Se vale a pena ir à Guiana só para estudar inglês, é preciso considerar muita coisa. Creio que a grande maioria pensa no menor custo por ser mais perto. Então, é necessário ver quanto é um curso em outros países, somando as passagens (ida e volta) e despesas com acomodação. Quanto custa chegar a Georgetown, depende de em que parte do Brasil você está. A maior despesa seria normalmente chegar a Boa Vista. Então veja preços de passagens aéreas para Boa Vista. De Manaus, fazendo toda a viagem de ônibus, a despesa com passagem seria de cerca de R$380, ida e volta.
Aqueles que quiserem mais informações sobre ir estudar inglês na Universidade da Guiana, me mandem um e-mail e eu tentarei responder a suas perguntas com o auxílio do Sr. Hosein. Quem gostaria de ir em um grupo, poderia solicitar da universidade uma oferta especial para o grupo. É minha sugestão.

3 comentários:

juju disse...

Olá! Estive lendo as postagens no seu blog e achei realmente muito interessante. Achei incrível ver como há brasileiros como eu que também se lembram de países que também deveriam ser lembrados. Gosto muito de estudar países e também admiro a América do Sul. Cada país bonito...Bom, apenas dizendo, parábéns por seu site, felicidades para você e sua família. Só por curiosidade, como é a relação de guianeses com surinameses? E os franco-guianeses?

Márcia Sepe disse...

Boa Tarde,

Meu nome é Márcia, como não tenho o Outlook em meu PC não pude lhe enviar um e-mail. Gostaria de maiores informações sobre o curso de inglês na Universidade da Guiana.
Aguardo retorno,

Atenciosamente,


Márcia Sepe.

Wildcat disse...

Márcia, para ver o e-mail, caso você não tenha um gerenciador de e-mail programado para reconhecer o link, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção 'copiar atalho'. Depois cole em qualquer editor de texto. No caso do meu e-mail, você terá: mailto:geowildcat@gmail.com. Aí é só cortar 'mailto:' e você tem o endereço de e-mail. Para maiores informações sobre curso de inglês na Guiana, você deve contatar "Alim Hosein" , ele é encarregado do departamento de estudo de línguas na UG. Creio que ele não sabe português, então é bom contatá-lo em inglês. Valeu.